01 julho 2013

Como parar de fumar


Um dos maiores desafios para o ser humano é abrir mão de hábitos que de tão executados, já estão enraizados em seu subconsciente. Se bem que sendo mais maléfico, o cigarro pode ser considerado um mau hábito, e como qualquer outro, pode ser retirado da rotina de qualquer pessoa. Por mais que seja difícil, são inúmeros os métodos que tentam cortar a relação subconsciente com o hábito de fumar. Mas afinal de uma maneira sucinta, como parar de fumar?



Embora toda a sociedade possuía um senso comum do quão mal o cigarro pode fazer aos fumantes (inclusive aos passivos) são diversas as pessoas que por mais variados motivos acabam cedendo ao vício, que igualmente ao qualquer outro, impõe uma barreira na sua porta de saída.
O primeiro ponto de conscientização que um fumante que pretende se recuperar deve ter é que é sim possível parar de fumar. São diversas pessoas que são comprovadamente ex-fumantes e demonstram que a esperança é o primeiro grande passo para tal. Veja algumas dicas de como parar de fumar logo abaixo.

 

1. Planejamento

Um dos principais fundamentos da Administração e que podem ser aplicados em qualquer projeto que se desenvolva, inclusive os menos informais, como é o caso. É necessário ter em mente o que pretende fazer para parar de fumar de vez, qual será os métodos utilizados e é claro, a data em que tudo começará.


2. Limpe seu espaço

Lembre-se que qualquer coisa que te lembre especificamente o cigarro poderá lhe fazer cometer uma recaída. Livre-se de qualquer material que cause esta sensação de necessidade, como por exemplo, isqueiros e cinzeiros. Caso associe café ao cigarro, ele também deve ser cortado, pelos menos nos primeiros meses. E é claro, tudo que possuía um cheiro que te remeta o cheiro de cigarro deve ser devidamente lavado.


3. Procure apoio

Sendo um hábito enraizado, o sentimento de angustia aparecerá assim que a abstinência começar, e consequentemente, para conseguir passar por está fase, o ex-fumante deve possuir pessoas que lhe ajudem e estimule á continuar mudando seus hábitos. Em alguns casos deve se considerar a ajuda de um profissional, que ajudará o individuo á passar por essas bruscas mudanças sem prejudicar outras partes de sua vida.


4. Discrimine qualquer vício

Ao parar de se concentrar no vício passado, alguns ex-fumantes recorrem para outros tipos de vícios, o que é totalmente autodestrutivo e gera uma ciclo vicioso de maus hábitos. Então, mantenha-se longe de drogas e álcool.


5. Encontre um passatempo

Entreter-se pode ser uma saída para casos em que a ansiedade atrapalhe o bom andamento de sua rotina. Busque algo que não possa se tornar um vício maléfico e substitua o cigarro por algo como beber água, chupar uma bala ou mascar um chiclete. Mas lembre-se, nada que remeta diretamente ao cigarro.


A jornada por acabar com este tipo de vício é um tanto quanto extensa e principalmente nos primeiros dias pode ser algo totalmente sufocante e embaraçoso. A aplicação das práticas acima, visão mostrar que há alguns métodos que ajudam no processo de parar de fumar e que podem fazer com que sua rotina se ajuste ao novo modelo de vida