Em um mundo onde a globalização acelerou o tempo e o campo profissional parece ser apenas um grande espaço competitivo sem lugar para novos competidores, alguns profissionais conseguem conceber ideias e negócios engenhosos, ganhando público, mercado, dinheiro e consequentemente sucesso profissional. Conhecidos como empreendedores, esses profissionais são modelo para todos que sonham prosperar profissionalmente. Mas afinal, como se tornar um empreendedor?
Em sentido teórico, o que é um empreendedor?
Primeiramente é necessário estudar a palavra empreender, que por sua vez, é o termo que nomeia o ato de abrir algum negócio ou criar algum produto, que trará ao ramo relacionado inovação. Entrementes, é necessário deixar claro que o produto ou negócio a ser criado não precisa ser exatamente original, pode ser também baseado em uma fórmula já existente, que agregada aos novos valores concebem um produto melhor e com objetivo mais assertivo.
Dessa forma, empreendedor nada mais é do aquele que prática o ato de empreender.
Vale ressalva, que empreendedorismo é o termo que designa o estudo que busca o desenvolvimento das habilidades ou competências necessárias para se tornar um empreendedor. Ou seja, caso você queira empreender, é esse o ramo que precisará estudar.
Quais habilidades que devo desenvolver para me tornar um empreendedor?
Todo empreendedor tem habilidades basicamente semelhantes. Dentre estas características as mais comuns são: criatividade, senso geral de administração, interesse em se informar e estudar a cada nova oportunidade, persistência e visão de futuro.
Por natureza, o empreendedor é um ser inquieto, que possui em mente determinada área de atuação e nunca para de contribuir com tal.
Como me tornar um empreendedor?
Como dito anteriormente, deve-se consumir o maior número de informações possíveis ao que se diz respeito ao empreendedorismo. E logicamente, o estudo nunca deve parar, já que essa é uma das principais características do empreendedor.
Como o empreendedorismo ensina, é necessário conhecer as habilidades de pessoas empreendedoras. A partir daí procurar diversos métodos para aprimorá-lo. Veja abaixo algumas práticas que fazem parte da rotina de profissionais empreendedores.
- Informar-se – Para empreender é necessário conhecer profundamente o ramo de atuação. Estudar os acontecimentos passados é essencial, mas se informar com os acontecimentos atuais é primordial;
- Estimule sua criatividade – nenhuma característica é tão importante para o empreendedor quanto à criatividade. Uma mente aberta e com visão ampla é a chave ideal para conceber uma boa ideia, dessa forma, é melhor estimulá-la partir de exercícios específicos;
- Se tornar um bom administrador – Seja por meio de cursos, palestras ou livros é necessário desenvolver habilidade administrativa para coordenar sua ideia, talento, oportunidades futuras, e claro, seu negócio.
- Foco e persistência – esse é um dom natural e caso não tenha é necessário trabalhá-lo. Ao analisar a história de maioria dos empreendedores é fácil perceber que sem esses dois ingredientes eles nunca obteriam êxito. Sucesso é algo difícil de conseguir, provavelmente não acontecerá na primeira tentativa, então acostume-se com essa ideia!
De uma forma geral, o empreendedor vive em um ciclo diário constante de se informar, qualificar-se e trabalhar, agrupando isso á suas habilidades comuns, é fácil perceber o motivo do sucesso.
Por último, busque informações sobre empreendedores famosos, eles são exemplos e devem ser seguidos, não há nada como eles para demonstrar o quão longe um profissional com espírito empreendedor pode chegar.






