Sendo um vírus de difícil combate a dengue se alastra a cada canto do mundo, e é considerada um dos principais problemas da saúde pública mundial. Com os dados atuais, autoridades de todo mundo se preocupam com o risco de uma pandemia global. Entretanto, essa precaução deve “escorrer” por todos os níveis da sociedade, ou seja, é nossa obrigação erradicar esse vírus.
Os brasileiros já estão, em grande parte, conscientes de quão perigosa é a dengue, afinal o país tem uma campanha de combate relativamente ativa. No entanto, sempre é válido relembrar á população o perigo da doença e principalmente como evitá-la. Alguns fatores como a chegada da dengue tipo 4 no Brasil, a incidência de vários casos e a estimativa do Ministério Mundial da Saúde de que mais de 50 milhões de pessoas estão infectadas em todo mundo, só fazem relembrar que a conscientização ainda é necessária.
Sendo causada pelo vírus da família Flaviridae e transmitido no país pelo mosquito Aedes aegypti, a doença deve ser “podada pela raiz”, ou seja, é necessário evitar a procriação do seu transmissor. A partir daí, já podemos traçar iniciativas que dificultam a sobrevivência e reprodução do mosquito.
Estão listadas abaixo, as principais iniciativas que podem ser feitas por qualquer cidadão para a erradicação da dengue na sua região. Veja:
Lixo
- É necessário colocar qualquer tipo de lixo em uma lixeira com tampa, para que nenhum mosquito passa entrar por brechas;
- Preferivelmente, deve-se empacotar com um saco plástico qualquer tipo de lixo antes de colocá-lo na lixeira;
- É necessário fazer uma faxina no quintal e jogar qualquer tipo de objeto que possa armazenar água e se transformar em um local propício para procriação;
- Antes de levar o lixo para o recolhimento é necessário que ele seja devidamente ensacado.
Plantas e Jardim
- De forma alguma coloque água nos pratinhos das plantas. Substituía por areia;
- A areia deve ser trocada periodicamente, já que pode acumular água em casos de exposição à chuva;
- Em casos de plantas aquáticas se torna necessário a troca de água e higienização do aquário periodicamente, preferencialmente, de dois em dois dias.
Caixas d’água, lajes , calhas e afins
- A caixa d’agua em hipótese alguma pode ficar sem tampa, isso além de se tornar propicio á procriação dos mosquitos da dengue, pode afetar sua saúde de outras formas;
- Faça verificação de lajes e calhas logo após a chuva - É necessário a retirada de água acumulada neste local e também de materiais que podem impedir a passagem de água;
- Qualquer balde, tanque e utensílio que pode acumular água devem ser guardados e isolados. Caso seja necessário o uso destas, é necessário a analise e higienização das mesmas em curtos períodos de prazo.
Ao adaptar todas estas práticas á rotina diária fica bem mais fácil o controle da dengue. Além disso, outra maneira eficaz de se prevenir é repassar seus conhecimentos á vizinhos, familiares e conhecidos já que para a erradicação definitiva do vírus é necessário que todos trabalhem de mãos dadas em prol á essa campanha.






