01 julho 2013

Segredos Para Uma Vida Longa



Em um país onde a idade média dos habitantes é de 73,4 anos, é fácil projetar como será sua vida aos sessenta e setenta anos, mas afinal os números do IBGE não são uma garantia para ninguém. O que afinal pode conduzir á uma vida longa?




A vida do brasileiro está mais longa, pelo menos é o que diz o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no senso de 2010. Para efeito de comparação, em 1960 a taxa era de apenas 48 anos, o que demostra um grande avanço no Brasil, produzido principalmente pelo aumento na qualidade de vida e diminuição da mortalidade.

Mas afinal, é possível observar alguns casos em que as pessoas conseguem superar este número ou até mesmo chegar a uma boa longevidade com um grau de disposição espantoso. A partir de estudos e analises no modo de vida destas pessoas foi possível observar algumas características em comum que podem ajudar na longevidade e em uma vida mais disposta. Algumas delas são: atitude positiva diante a vida, otimismo, sociabilidade, prazer em rir, senso de realidade em relação à perspectiva de vida e curiosidade.

Ao analisar outros fatores, é possível resumir na seguinte forma:



Alimentação


O consumo de frutas, verduras, grãos e proteínas são aliados para a longevidade. Além disso, a ingestão destes alimentos tornam as pessoas esteticamente mais novas.

Outras ações para uma vida saudável e consequentemente mais longa inclui restrições com alimentos gordurosos e demasiadamente calóricos, e também bebidas alcoólicas. 




Exercício Físico


Exercícios físicos fazem bem á saúde mental e física. A prática regular destas atividades combate a depressão, o câncer, doenças cardiovasculares e entre outros malefícios que encurtam a vida.





Vícios


Como já citado acima, bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo e outros tipos de vícios como cigarros e drogas diminuem bastante a qualidade de vida e a longevidade, portanto evitar estes vícios são outro grande segredo de pessoas longevas.





Atividade Mental


Outro fator que deve ser levado em conta é que pessoas que conseguem chegar a uma idade elevada com saúde e disposição possui ao longo da vida atividades que gostasse e pudesse se entreter.

Atividades básicas como leitura, escrita, xadrez, baralho e até mesmo crochê é algo que desperta interesse dos idosos após aposentadoria e mantém seu sistema cerebral funcionando.





Ao observar todos estes fatores que produzem uma vida mais longa é possível notar que a característica mais necessária para obter essa meta é o controle. O ato de adotar uma vida saudável para poder ter uma maior longevidade é algo inteligente, mas requer vontade, a adoção de práticas e estilo de vida acima não se encaixam em maioria das pessoas e por isso que a idade média não é maior.

Analisando todas as características e hábitos praticados neste estilo de vida, se torna fácil perceber que pessoas assim não só vivem mais, mas também vivem melhor, se centrando neste ponto o quão essas praticas são incríveis e realmente podem ajudar na busca de uma maior longevidade.